quarta-feira, 1 de abril de 2009

Conheça nosso Projeto

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO-SEDUC
8ª URE-UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO
E.E.E.FUNDAMENTAL E MÉDIO “CONEGO LEITÃO”
End: Barão do Rio Branco, s/n, Cep: 68745-000, Castanhal-Pa


Projeto: Seres Alados
(1ª fase)
Borboletas-libélulas-mariposas


Coordenador: Jailson Felipe Santana


Castanhal-Pará-Brasil


1-Justificativa:
A sociedade atual passa por enormes transformações com o surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), porém tem se distanciado da pesquisa e busca de informações sobre a biodiversidade amazônica.
As escolas têm um importante papel na busca de conhecimentos diversos estimulando os alunos ao interesse pelo ensino e a pesquisa no Brasil, podendo propiciar a formação de jovens pesquisadores.
O meio ambiente não é mais o mesmo a que nossos avôs conheceram, sofreram inúmeras modificações, porém houve grandes avanços tecnológicos, hoje, temos computadores, internet, mp4, câmeras fotográficas, celulares, TV, rádio e impressos que podem contribuir de forma significativa para preservação do meio ambiente.
A juventude diante das TICs não tem utilizado de forma proveitosa, como se tem observado nos diversos tipos de vídeos, sites, fotografias e textos que circulam pela grande rede. Diante do exposto faz-se necessário a realização de projetos que incentivem a investigação, pesquisa, sensibilização para produção de conhecimentos, tais como o Projeto SERES ALADOS que busca fazer um estudo a respeito dos animais voadores de pequeno porte ( borboletas, mariposas e libélulas).

2-Objetivo geral:
Propiciar a aprendizagem de terminologias, convenções, classificações, teorias e enunciados, das diversas espécies de borboletas, mariposas e libélulas existentes nos ecossistemas amazônicos em especial na região urbana e rural da cidade de Castanhal, utilizando a linguagem científica e normas técnicas de montagem entomológica para formação de um acervo particular para a escola Cônego Leitão.

3-Objetivos específicos:
Promover nos alunos a oportunidade de conhecer as diversas espécies de borboletas, mariposas e libélulas existentes no centro urbano e rural da cidade de Castanhal.
Promover conhecimento sobre está biodiversidade amazônico com o intuito de promover a luta pela preservação dessas espécies e do meio ambiente.
Promover a interdisciplinaridade das disciplinas afins, Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Artes.
Despertar o interesse pela leitura, e pela escrita científica entre os docentes discentes.
Estimular nos educando a prática de hábitos de lazer mais saudáveis, prevenindo contra o uso de drogas, a criminalidade, a prostituição infanto-juvenil e combatendo a violência escolar entre os alunos.
Apontar problemas e soluções para a preservação dessas espécies em nossa região.
Identificar instituições defensoras e projetos voltados para a defesa dessas espécies nos municípios de Belém e Castanhal.

4-Metodologia:
Fazer uma breve apresentação do projeto a fim de esclarecer os objetivos e finalidades do mesmo, a fim de identificar possíveis alunos e professores que queiram colaborar com a nossa empreitada.
Selecionar um vídeo documentário sobre as espécies investigadas a fim de proporcionar uma introdução da pesquisa.
Formar grupo de três pesquisadores de uma determinada turma conduzi-los a fazer uso da internet para pesquisar diversos pontos de vistas a fim de promover uma discussão saudável.
Estimular nos alunos a fazer anotações cientifica e produzirem artigos que retratem suas próprias conclusões.
Promover pesquisas de campo para coleta do maior número de espécies que podem ser identificada, estudada, classificada, fotografada, filmada, etc..., pelos alunos.
Participar do 1º AMAZÕNIADOC a fim de discutirmos as problemáticas da região amazônica e participar das oficinas de produção de roteiros para documentários.
Produzir um vídeo documentário dos animais que se encontra na fauna urbana e rural de Castanhal.
Promover uma exposição fotográfica científica da biodiversidade de insetos alados encontrados em nosso município.
Estimular os alunos a fazer e publicar cartilhas de conscientização e orientação da preservação dessas espécies.
Coletar dados científicos matemáticos e fazer estatística dos resultados apresentados.
Visita ao Mangal das garças em especial ao borboletário para conhecer as diversas espécies de borboletas e mariposas existentes na Amazônia e assistir uma palestra com especialistas para receber orientações de como proceder a uma pesquisa com essas espécies.
Criar uma comunidade científica Castanhalense no Orkut para a defesa e proteção dessas espécies.
Buscar apoio de instituições de Defesa Social em especial Corpo de Bombeiros e IBAMA.
Visita a área abandonada do IBAMA em Castanhal a fim de estimular uma campanha publicitária para transforma - lá em um museu de história natural para que as escolas públicas e particulares de nossa cidade possa ter aulas de preservação ambiental.
Apresentar na feira de ciência na escola Cônego Leitão com os primeiros resultados alcançada pelos alunos.
Visita ao Museu Emilio Guedes para conhecer os projetos de pesquisa que envolva borboletas, mariposas e libélula.

5-Recursos:
5.1-Humanos:
Alunos
Pais
Professores
Pesquisadores
Fotógrafos Profissionais
Gestores e Supervisoras
Biólogos

5.2-Material:
Computadores, impressora, scanner e celulares
Tinta, papel, cartolina
Televisão, DVD, caixa amplificadora, microfone, Benjamin, extensão
Máquina fotográfica digital ou analógica
Câmera fotográfica profissional com objetiva macro 200 mm
Filme Fotográfico asa 100 ou 200
Caneta pilot, caneta comum, lápis, borracha
Pulsar, caixa de papelão, vidro maionese grande
Folhas de isopor, alfinete nº 2 ou 3, tecido filó, arame de cabide, lupa
Acetona, algodão
Fita isolante, tesoura, estilete, faca, pinças e luvas plásticas

6-Avaliação:
Devido às atividades serem realizadas em etapas durante o ano letivo de 2009, a avaliação será contínuo de forma quantitativa e qualitativa, podendo estar atrelada a disciplinas afins.

Um comentário:

  1. Tiago Silvio e Ruan Almeida, refaça seus trabalho de pesquisa com mas seriedade e postem na atividade 01 não aqui.

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