quarta-feira, 25 de março de 2009

Atividade 01: Responder o questionário de pesquísa cientifíca

ps: Esta atividade deverá ser feita preferencialmente pelas turmas 1º1 & 1º2 da escola Cônego Leitão, e a todos que desejam colaborá com o estudo científico de borboletas e mariposas.

ps: Os alunos devem postar seus comentários no blog, aproveitem para comentar as postagens de seus colegas, pois sua participação também será avaliada.

ps: Esta atividade vale 0,50 pontos para a 1ª avaliação de Matemática. Não esqueçam de se identificar com nome completo e turma.

1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?


2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?


3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?


4)Cite alguns exemplos de insetos?


5)Quais são as características morfológicas dos insetos?


6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!


7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?


8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?





73 comentários:

  1. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R= São seres com membros rígidos e patas articuladas.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R=Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas. Insetos(Barata, Mosquito); Aracnídeos(Aranha, escorpião); Crustáceos(Camarão, Siri); Quilópodes(Lacraia); Diplópodes(Piolho de cobra).
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R=Embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas. Nem todos os insetos têm asas. A maioria desses animais alcança a maturidade através da metamorfose.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R=formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    A anatomia externa dos insetos são geralmente pequenos e têm o corpo segmentado e protegido por um exoesqueleto de quitina. O corpo é dividido em três tagmas: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelho bucal (sugador, mastigador, triturador e lambedor).

    Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral e segmentados como os demais artrópodes e também com os anelídeos. São, porém, os únicos artrópodes que possuem asas, que são finas expansões do exoesqueleto, possibilitando a dispersão por distâncias maiores.

    O tórax é dividido em três segmentos: protórax, mesotórax e metatórax cada um com um par de patas e, nos alados (Pterygota), um ou dois pares de asas, um no mesotórax e outro no metatórax.

    O abdômen em geral apresenta onze segmentos, mas em muitos esse número é reduzido. Podem ser encontrados apêndices no 11° segmento, estes são chamados cercos. Além disso, é no abdômen que se encontram as estruturas reprodutivas. Nos machos o segmento genital é o 9°, onde há a abertura genital. Nas fêmeas são os segmentos 8° e 9°. Os machos de algumas espécies podem apresentar um par de ganchos no segmento genital que auxilia na cópula como nos percevejos (Hemíptera), outros insetos possuem estilos (par de pequenos prolongamentos) como baratas e louva-a-deus. As fêmeas de muitos insetos possuem ovipositores, apêndices dos segmentos genitais adaptados a postura de ovos. São compostos de três pares de valvas, um no 8° segmento e dois no 9° segmento.
    Anatomia externa dos insetos são protostômios, triblásticos e celomados. Têm um sistema digestivo completo, consistindo num tubo que vai da boca ao ânus. O sistema excretor consiste em túbulos de Malpighi para a remoção dos dejetos nitrogenados e no intestino posterior para a osmorregulação: através do intestino posterior, os insetos são capazes de reabsorver água com os iões K+ e Na+ e, por isso, eles normalmente não excretam água com as fezes, permitindo-lhes conservá-la e, assim, sobreviver em ambientes áridos.

    A respiração dos insetos é realizada por um sistema de traquéias que transportam o oxigênio dentro do corpo. Estas traquéias têm aberturas na cutícula chamadas espiráculos, por onde são feitas as trocas gasosas. O sistema circulatório dos insetos, como nos restantes artrópodes, é aberto: o coração bombeia a hemolinfa através de artérias para espaços que rodeiam os órgãos; quando o coração se descontrai, a hemolinfa volta para dentro deste órgão.

    O complexo sistema nervoso é constituído por vários pares de gânglios ligados, fundidos, que se unem na região da cabeça e que formam uma massa cerebral. Esta massa se une a uma longa rede nervosa de gânglios ventrais que vai até a extremidade do abdome.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim,pois são seres holometábolos que Têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, possuem um par de antenas e geralmente dois pares de asas. Vivem em ambiente terrestre ou de água doce, e há representantes da super-classe em todos os nichos alimentares.
    7)O que caracteriza os insetos lepidópteros?
    O que caracteriza são seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida dos lepidópteros engloba as seguintes etapas: ovo, larva, chamada também de lagarta, pupa e imago, a fase adulta.
    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    Borboletas e mariposas.

    Assinatura: rafaella Coutinho de Araujo.
    Turma: 2º 2º turno :1º
    Escola cônego leitão

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela pesquisa está muito bem fundamentada. Tenho certeza que poderei contar com vc para o sucesso de projeto.

    Professor Felipe

    ResponderExcluir
  3. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    São seres invertebrados que possuem patas articuladas e uma carapaça formada por quitina que funciona como exoesqueleto.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Podem ser classificados em cinco classes, tendo como critério para definir seu grupo o número de patas. Exemplos : barata, mosquito (insetos); aranha, escorpião (aracnídeos); piolho de cobra (Diplópodes)
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São animais invertebrados, o corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e, abdome. Possuem também seis pernas, duas asas ou quatro delas. Grande parte dos insetos possui dois olhos menores ou simples, ou seja, vários olhos em um só. A respiração ocorre através de pequenos orifícios(buraquinhos), eles apresentam antenas que lhes proporciona um olfato muito apurado.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas, besouros, formigas etc.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    Borboletas, libélula, barata, mosca.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Cabeça aparelho bucal, olhos, acelos e antenas.
    Tórax: no tórax que ocorre as inserções de asas e pernas.
    Abdômen: aparelhos reprodutor, digestivo e escreto, circulatório e nervoso.
    Alunos : Adalvanda Braga da Silva, Kamila Lameira de Souza, Tássio Fernandes Queiroz
    Turma: 2ª1ª (manhã)

    ResponderExcluir
  4. As questões 03,05,06 então definidas de forma errada tente refazelas e levem mais a sério seu trabalho de pesquisa.

    Professor felipe

    ResponderExcluir
  5. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    São animais invertebrados caracterizados por possuírem membros
    Rígidos e articulados. São maior grupo de animais existentes representados pelos gafanhotos, aranhas,caranguejos,centopéias e embuas ,somam mais de um milhão de espécies
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Classe crutacea: possui 5 ou mais pares de patas.a boca é venteal e possui mandíbulas. Exemplo: lagostas, camarões, cracas, siris, caranguejos.
    Classe Arachnida: com 4 pares de patas e corpo dividido em cefalotórax
    E abdome. Exemplo: aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões, escorpiões,
    Etc.
    Classe chilopoda: 15 ou mais pares de patas. Exemplo: centopéias e lacraias.
    Classe diplopoda: possui de 18 a mais de 750 pares de patas . Exemplo:
    Piolhos de cobra.
    Classe insecta: 3 pares de patas, 1 par ou 2 pares de asa, ou nenhum
    Sendo ultimo ou mais comum. Exemplo: Borboletas, mosquitos, gafanhotos, etc.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São o grupo de animais mais diversificado da terra. Possuem mais de 800 mil espécies, são encontrados em quase todo ecossistemas do planeta. Mais só um número de espécies vivem em oceanos.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Moscas, baratas, besouros, borboletas, cupim, formiga, gafanhoto Abelhas, etc.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    CABEÇA_é onde estão localizados o aparelho bucal,as antenas -que são apêdices formados por vários segmentos,onde estão situados as funções sensoriais do tato e do olfato-e,os olhos.
    TÓRAX_E formado por três segmentos: o protórax, o mesotórax, cada um com um par de patas . No tórax também estão localizadas as asas.
    ABDOMEM_Se compõe de vários segmemtos, sendo que cada um deles possui um par de espiráculos , que são aberturas que permitem a respiração do inseto. Na parte do abdome também se encontram os órgãos genitais e o sistema excretor.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim,pois são seres holometábolos que Têm o corpo dividido em tórax cabeça, e abdômen, geralmente possuem dois pares de asas. Vivem em ambiente terrestre ou de água doce.
    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    Seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. Seu ciclo de vida é respectivamente: ovo, larva, pupa e imago, a fase adulta
    8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    Mariposas e borboletas.
    Alunos: Herlan Smith, Cintia, Elem Cristina
    Série: 2 -1°

    ResponderExcluir
  6. Correção das questões
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São animais invertebrados, o corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Possuem também seis pernas, um ou dois pares de asas. Grande parte dos insetos possui dois olhos menores ou simples, ou seja, vários olhos em um só. A respiração ocorre através de pequenos orifícios(buraquinhos), eles apresentam antenas que lhes proporciona um olfato muito apurado.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    O corpo dos insetos se divide em três partes: cabeça, tórax e abdome, onde estão unidos entre si e, seus órgãos internos-sistema digestivo e nervoso se entendem de uma extremidade a outra.
    CABEÇA: é onde localiza-se o aparelho bucal , antenas e olhos.
    TÓRAX: é formado por três segmentos :o protórax, o mesotórax e o metatórax, cada um contendo um par de patas e, no tórax também estão localizados os pares de asas.
    ABDOME: é composto por vários segmentos onde, cada um deles contém um par de espiráculos, que é responsável pela respiração dos insetos.Na parte superior do abdome também encontrão-se os orgãos genitais e o sistema excretor.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim, pois estão classificados como insetos por sua morfologia.
    BORBOLETAS: têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. Se diferenciam das mariposas pela forma de suas antenas rectilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose e quando em repouso, dobram as suas asas para cima.
    MARIPOSAS: assim como a borboleta também pertence à ordem dos lepidópteros por ter as mesmas características , mas apresentar algumas diferenças.
    LIBÉLULA: o seu abdome é alongado, tem olhos compostos e dois pares de asas semi-transparentes. Depositam seus ovos na água, suas larvas são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se de girinos e peixes juvenis.
    Alunos : Adalvanda Braga da Silva, Kamila Lameira de Souza, Tássio Fernandes Queiroz
    Turma: 2ª1ª (manhã)

    ResponderExcluir
  7. É muito interessante quando os ovos da libélula estão na água e esses mesmos ovos em seguida transforma-se em larva para a fase adulta, a libélula se alimenta de qualquer inseto menor que ela, inclusive outras libélulas, mas tem o seu predador como gaviões e corujas. Este inseto quando está em acasalamento o macho segura em sua cabeça para ela poder ovular no entanto ela deposita os ovos na água.

    Aluna: ADOLVANDA BRAGA DA SILVA - 2ª1ª

    ResponderExcluir
  8. 1)Defina com suas palavras o que são seres artrópodes ?
    São invertebrados mais importantes em número de espécies.Os artrópodes formam o conjunto mais numeroso de animais.Eles habitam os mais diversos ambientese podem ser terestres ou aquático

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    São clasificados em :
    INSETOS_ pulga,mosca,barata,borboleta e etc.
    ARACNIDEOS_aranhas,escorpiões e os ácaros.
    CRUSTÁCEOS_camarão,lagosta,siri,caranguejo e etc.
    DIPLÓPODES_lacraia.
    QUILÓPODES_piolho de cobra.

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São invertebrados que apesar de serem pequenos alguns são perigosos.
    E são encontrados no meio ambiente

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Abelhas,moscas,baratas,besouros,borboletas,cupim,formiga,gafanhoto e etc.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    O corpo dos insetos e dividido em três partes:

    CABEÇA_é onde estão localizados o aparelho bucal,as antenas -que são apêdices formados por vários segmentos,onde estão situados as funções sensoriais do tato e do olfato-e,os olhos.
    TÓRAX_E formado por três segmentos: o protórax, o mesotórax, cada um com um par de patas . No tórax também estão localizadas as asas.
    ABDOMEM_Se compõe de vários segmemtos, sendo que cada um deles possui um par de espiráculos , que são aberturas que permitem a respiração do inseto. Na parte do abdome também se encontram os órgãos genitais e o sistema excretor.

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique.

    liberula:é um inseto alado pertencente á ordem anisóptero e da família . dipterocarpaceae

    borboleta: são insetos da ordem lipidoptera classificados nas super-famílias hesperiídeos e papilionoides, que constituem o grupo informal rhopalocera possuem dois pares de asas mebranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptação a sucçao.

    mariposa: são insetos lupiolopteros da divisão dos heterócitos, que reúne especies de voo.
    noturno, com antenas filiformes ou climados em algumas regiões.
    alunas:samia,sara

    ResponderExcluir
  9. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    São seres articulados que vivem na água e na terra, são os únicos invertebrados que podem voar.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    São classificados como maior grupo de animais existente:embuás(diplóides),gafanhotos(insetos) e centopéias(quilópodes).

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São considerados como ruim ,sujo,nojento,que causam doenças principalmente em locais urbanos.


    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    abelha,barata,mosca, borboleta,formiga,piolho e muitos outros animais semelhante.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    São caracterizados por serem animais invertebrados que dividi-se em três partes:cabeça,abdome e tórax.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim. Pois estão classificados como insetos e são seres holometábolo.
    Alunos:Francisco, Alessandra, Crisla.
    Turma:2ª1º

    ResponderExcluir
  10. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    São invertebrados mais importantes em número de espécies.Os artrópodes formam o conjunto mais numeroso de animais.São maior grupo de animais existentes representados pelos gafanhotos, aranhas,caranguejos,etc...
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Insetos: pulga,mosca e etc.
    Aracnideos_aranhas,escorpiões e os ácaros.
    Crustaceos_camarão,lagosta,caranguejo e etc.
    Diplopodes_lacraia.
    Quilopodes_piolho de cobra.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    Os insetos são seres vivos que convivem no nosso dia-dia os insetos
    fazem parte da natureza e da nossa vida poque eles são utes para a natureza e pra nos
    também, desses insetos da para fazer tipos de curas para os seres Humanos!!!
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Pulga,Mosca,Barata,borboleta,abelha,besouro,formiga e pernilongo.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    Cabeça: É onde estão localizados o aparelho bucal,as antenas e outras funçoes...
    Torax : E formado por três segmentos: o protórax, o mesotórax, cada um com um par de patas e asas.
    Abdomen: Se compõe de vários segmemtos, sendo que cada um deles possui um par de espiráculos. Na parte do abdome também se encontram os órgãos genitais e o sistema excretor.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim,pois são seres holometábolos que Têm o corpo dividido em tórax cabeça, e abdômen, geralmente possuem dois pares de asas, e geralmente com duas antenas.

    Alunos: Wallace/Edgar/Rafaela. Sala: 2º 1 º Turno: Manhã.

    ResponderExcluir
  11. Se você observar atentamente as pernas dos artrópodes, verá que elas tem "juntas" ou articulações. Daí o nome artrópodes. É uma palavra que vem do grego, onde arthron significa "articulação" e podos significa "pé". Artrópodes, portanto, é o mesmo que "pés articulados".

    ResponderExcluir
  12. Imagine um ambiente nas profundezas do oceano há mais ou menos 600 milhões de anos. Nesse ambiente, milhares de pequenas criaturas com pares de pernas articuladas locomovem-se no lodo ou nadam nas grandes profundidades à procura de alimento. O fundo do mar era assim, com muitos desses pequenos animais chamados trilobitas.

    ResponderExcluir
  13. Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas, ou "juntas" móveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome. Em alguns deles pode ocorrer a fusão da cabeça com o tórax e, neste caso, o corpo é dividido em cefalotórax e abdome.
    e isso ai wallace!

    ResponderExcluir
  14. Possuem um esqueleto externo, denominado exoesqueleto. É o que se chama de "casca" na lagosta, no siri, no camarão, na barata, etc.e isso ai crisla!!

    ResponderExcluir
  15. O exoesqueleto é resistente e limita o crescimento do animal. Assim, o exoesqueleto "velho" e limitante é trocado por um "novo" e "folgado", que permite a continuidade do crescimento. Essa troca de exoesqueleto, que pode ocorrer várias vezes durante a vida do animal, é chamada de muda ou ecdise.
    pose samela e isso mesmo!!!

    ResponderExcluir
  16. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    Os Artrópodes são animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados. São o maior grupo de animais existentes, representados pelos gafanhotos, aranhas, caranguejos, centopéias e embuás.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Os artrópodes podem ser classificados usando como critério o número de patas.
    - Classe Crustácea: Possuem 5 ou mais pares de patas, 2 pares de antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome.
    - Classe Arachnida: Com 4 pares de patas e corpo dividido em cefalotórax e abdome.
    - Classe Chilopoda: 15 ou mais pares de patas.

    - Classe Diplopoda: Possuem de 18 a mais de 750 pares de patas.
    - Classe Insecta: 3 pares de patas, 1 par ou 2 pares de asa, ou nenhum, sendo este último o mais comum. 1 par de antenas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    Os insetos ou insectos são animais invertebrados da classe Insecta, o maior na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.
    Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos.
    4) Cite alguns exemplos de insetos?
    Abelhas, Baratas, Borboletas, Formiga, Mariposa, Moscas, Traça, dentre outros.
    5) Quais são as características morfológicas dos insetos?
    O corpo dos insetos
    Ele se divide em três partes: cabeça, tórax e abdome, que estão unidos entre si, sendo que os órgãos internos - o sistema digestivo e nervoso se estende de um extremo ao outro do corpo.

    Cabeça
    É onde estão localizados o aparelho bucal, as antenas - que são apêndices formados por vários segmentos, onde estão situadas as funções sensoriais do tato e do olfato - e, os olhos.

    Tórax
    Formado por três segmentos: o protórax, o mesotórax e o metatórax, cada um com um par de patas. No tórax também estão localizadas as asas.

    Abdome
    Se compõe de vários segmentos, sendo que cada um deles possui um par de espiráculos, que são aberturas que permitem a respiração do inseto. Na parte posterior do abdome também se encontram os órgãos genitais e o sistema excretor.

    6) Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim, pois possuem as características básicas da classe dos insetos, cabeça, tórax e abdome.
    7) O que caracteriza um inseto lepidóptero?
    Possuem dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção.
    8) Dê exemplos de insetos lepidóptero?
    borboletas, traças e mariposas.



    E.E.E.F.M. Cônego Leitão
    Alunos (a): Aline de Almeida Natividade
    Camila Rodrigues de Oliveira
    Paulo Roberto Monteiro da Silva Junior

    Série: 1º Turma: 1ª Manhã

    ResponderExcluir
  17. Rafa e Fla...
    Gostei muito da definição
    que vocês deram sobre o que são sere
    ortrópodes.
    O sue trabalho estava nota 10.

    ResponderExcluir
  18. MICHAEL,THAISE LUANNE,MARCIO GLEDISON(1ª2ªMANHÃ) 1)Defina com suas proprias palavra o que são seres artrópodes?
    são serse invertebrados que possuem patas articuladas.Que agrupam mais de 800 mil especies.
    2)Como são clcificados os seres artrópodes?E cite alguns exemplos de artrópodes bm suas respectivas classes?
    São classificados em cincos classes principais:os insetos,aracnideos,crustaceo,quilopodes,dipodes;É usado com criterio de classificação as patas.
    3)defina com sua s proprias palavas o conceito de inseto?
    São artrópodes com seis patas;É o grupo de animais mais diverssos;E são desconhecido pela maioria da população.
    4)cite alguns inseto?
    Mosca,borbuleta,barata,mariposa são bons exemplos de inseto.
    5)Quaais são as caracteristica morfologica dos insetos?
    Elas se devidem em três:cabeça,tórax,abdômem
    6)Borbuletas,mariposas e libélula são insetos?sim ou não?justifique.
    sim;porque eles tem seis patas.
    7)O que caracteriza um inseto lepolóptero?
    Os dois pares de asas membranosa coberta de escama e a peça bucal adaptada asucção e o ciclo vital:ovose larvas.
    8)De exemplos de insetos lepdótoros?
    A borbuleta e a mosca são bons exemplos de insetos lepdótoros.

    ResponderExcluir
  19. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R:São seres invertebrados que contem patas articulares.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes.
    R:São classificados em cinco classes principais, usando como critério seu número de patas. Insetos são as baratas e mosquitos; tem os Aracnídeos que são as aranhas e escorpiões; tem os Crustáceos que são os camarões e siri; tem os quilópodes que é a lacraia; e os diplópodes que são os Piolho de cobra.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos.
    R:Os insetos formam a maior classe do Reino Animal, são mais de 800.000 espécies conhecidas. Os insetos vivem espalhados por todo o mundo, embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome e nem todos os insetos têm asas, acredita-se que os insetos tenham sido os primeiros animais voadores existentes na Terra
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R:Abelhas, baratas, borboletas, moscas, gafanhoto, formiga, besouro, piolhos e muitos outros animais semelhantes, que totalizam mais de 900 mil espécies.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R:São caracterizados por serem animais invertebrados. Os insetos podem ser diferenciados dos demais artrópodes pelo fato de apresentarem três pares de patas e, geralmente, dois pares de asas. Possuem um único par de antenas na cabeça e seu corpo divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdome. Em geral, têm tamanho reduzido, variando de 2 a 40 milímetros de comprimento, embora algumas formas ocasionalmente possam ser maiores.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R:Sim, pois eles são seres holometábolos que têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.
    7)O que caracteriza os insetos lepidópteros?
    R:Se desenvolvem em diversas fases que são:ovo, larva e pupa , a fase adulta.
    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    R:Mariposas e borboletas

    Assinatura: Izabele e Mariane
    ANO:1ª/2ª TURNO:Manhã
    ESCOLA:Cônego Leitão

    ResponderExcluir
  20. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?

    Os artrópodes são invertebrados que possuem pernas articuladas,ou juntas móveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdômen.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    São os conjuntos mais numerosos de animais. Ex: eles habitam nos mais diversos ambientes e podem ser terrestres ou aquáticos.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    Os insetos existem em todas as regiões do mundo e forman o grupo com o maior números de outras espécies e são aquáticas.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Borboletas, baratas, grilos, moscas...
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    São os aparelhos bucais com a mesma função podem ser diferentes.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim porque os insetos têm o seu corpo coberto por um exoesqueleto de quitina e possuem três partes bem definidos:Cabeça, tórax, Abdômen e não
    Possuem coluna vertebral.

    Alunos:Carlos Alexandro, Regiane Nayana
    turma 2º, 1º, manhã

    ResponderExcluir
  21. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R: São animais invertebrados tendo uma facilidade em se adaptar a qualquer ambiente, são muito eficientes em suas funções contendo uma perfeita organização social

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R: Os artrópodes podem ser classificados em 5 classes principais, usando como critério a quantidade de patas. Insetos: 6 patas (Ex: Barata, Mosquito), Aracnídeos: 8 patas (Ex:Aranha, Escorpião), Crustáceos: 10 patas (Ex: Camarão, Siri), Quilópodes: 1 par por seguimento (Ex: Lacraia), Diplopódes: 2 par por seguimento (Ex: Piolho de cobra)

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R: Os insetos são os animais mais diversificados existente na terra, os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R: Barata, mosquito, abelha, gafanhoto, borboleta, etc....

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R: O corpo é dividido em três partes: cabeça , tórax e abdómen.
    Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelho bucal (sugador, mastigador, triturador e lambedor).
    O tórax é dividido em três segmentos: protórax, mesotórax e metatórax cada um com um par de patas e, nos alados (Pterygota), um ou dois pares de asas, um no mesotórax e outro no metatórax. Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral e segmentados como os demais artrópodes e também com os anelídeos. São, porém, os únicos artrópodes que possuem asas, que são finas expansões do exoesqueleto, possibilitando a dispersão por distâncias maiores.
    O abdómen em geral apresenta onze segmentos, mas em muitos esse número é reduzido. Podem ser encontrados apêndices no 11° segmento, estes são chamados cercos. Além disso, é no abdómen que se encontram as estruturas reprodutivas. Nos machos o segmento genital é o 9°, onde há a abertura genital. Nas fêmeas são os segmentos 8° e 9°. Os machos de algumas espécies podem apresentar um par de ganchos no segmento genital que auxilia na cópula como nos percevejos (Hemiptera), outros insetos possuem estilos (par de pequenos prolongamentos) como baratas e louva-a-deus. As fêmeas de muitos insetos possuem ovipositores, apêndices dos segmentos genitais adaptados a postura de ovos. São compostos de três pares de valvas, um no 8° segmento e dois no 9° segmento.

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R: Sim, pois possuem as características básicas da classe dos insetos, cabeça, tórax e abdome.
    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    R: Seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção.

    8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    R: Borboletas e mariposas

    E.E.E.F.M.Cônego Leitão
    Aluna: Waléria Paz
    Série: 1ºano Turma: 2ª Turno: manhã

    ResponderExcluir
  22. É legal conhecer um pouco sobre seres artrópodes e descobrir um pouco sobre eles, curiosidades vem muitas que acaba nos incentivando a desenvolver o nosso conhecimento sobre o assunto e isso se torna prazeroso para nós alunos.

    ResponderExcluir
  23. Para os alunos Luiz Eduardo, Renata Cibele e Vitor. Caros alunos é importante que levem o nosso projeto com maior seriedade refaça as questões 01,03,05 e 06 pois as mesmas não estão coerentes com os enunciados de nossa pesquisa

    ResponderExcluir
  24. Alisson e Marcelo refaçam o trabalho de vc. É importante que vc prestem mais atenção nas perguntas do questionário

    ResponderExcluir
  25. e professo felipe eu me enganei com a turma do meu trabalho ok coloquei 2º 2º e era 2º 1º recomsidere na turma anterior ok obrigado thau!!!

    ResponderExcluir
  26. comente mas galera pois mostrem que e muito facil financia um blog em parseria ao Sr:professor felipe !!

    ResponderExcluir
  27. Rafa e flá eu não entendi o que vc querem dizer nessa ultima postagem, sejam mais coerente
    assina: Professor Felipe

    ResponderExcluir
  28. Para os alunos joão Mateus e Rodolfo guará. Refarça sua pesquisa e poste novamente, pois a mesma, está muito superficial

    ResponderExcluir
  29. Para a aluna Rita Bruna refaça novamente sua pesquisa e preste mais atenção ao enunciado das perguntas.

    ResponderExcluir
  30. Para mari na o7 questão os animais lepidópteros são animais que possuem asas recobertas por escamas.

    ResponderExcluir
  31. Para mari na 02 questão éra preciso definir o número de patas de cada classe de artrópodes para que se tenha com uma exata precisão a classe que pertence cada artrópode.

    ResponderExcluir
  32. Para os alunos: Adalvanda Braga da Silva, Kamila Lameira de Souza, Tássio Fernandes Queiroz. A questão 03 apresenta uma incoerência. Pois os insetos possuem 03 olhos simples chamados de ócelos e um par de olhos compostos que são bem maiores. estes olhos são formado de pequenas extruturas chamadas de omatídes

    ResponderExcluir
  33. Para as alunas Joseana,Camila Gomes e Mariane refazer novamente a pesquisa pois a maioria das questões estão respondida de forma incoerente.

    ResponderExcluir
  34. Carlos Alexandro, Regiane Nayana refazer as questões 02, 03 e 05

    ResponderExcluir
  35. Aluno:Francisco José Costa Dos Santos, Ryan Fernandes Freires
    série: 2° 1°
    1) Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes.
    São animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados
    2°Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    São classificados por sua quantidade de patas.Isso diferencia as espécies. cruataceos,lagostas,chiloponda etc.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São animais invertebrados da classe insecta,eles são os animais mais diverssificados existentes na terra,possuem mai de 800 mil espécies.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Gafanhotos,borboletas,libelinhas,moscas,besouros etc.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    Eronomia (corpo dividido em partes distintas: cabeça, tórax e abdome)
    Exoesqueleto quitinoso
    1 par de antenas - díceros
    2 pares dcorpo segmentado (principalmente o abdome)
    hete asas - tetrápteros (há exceções)
    3 pares de pernas - hexápodos
    Mandibulados ectognatos
    Aparelho circulatório dorsal
    istema nervoso ventral
    Ausência de epitélio ciliado
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Não.somente a borboleta e a mariposa, por causa de sua variabilidades e suas caracteristicas de um inseto.

    ResponderExcluir
  36. Andreza diz:
    )Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R= São seres que possuem patas articuladas

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R= Classificam – se em um grupo tão numeroso e diversificado, tanto em especies atuais como extintas.

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R= São seres invertebrados, que possuem no entanto mais de 800 mil espécias, mais de que todos os grupos de animais reunidos,eles podem ser encontrados quase em toda a parte do ecossistema do planeta, porém só algumas espécies de insetos se adaptam a vida no oceano.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R= Besouro, cupim, piolho, bicho-pau, cigarra, abelha, barata, borboleta...

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R= divide- se em três partes: cabeça, tórax e abdome,o sistema digestivo e nervoso, se estende de um extremo ao outro do corpo.

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R= Tanto borboletas quanto mariposas são insetos que pertencem à ordem dos lepidópteros . Essa ordem divide-se em 127 grupos menores, chamados de famílias (e cada uma delas possui um nome próprio), que abrangem cerca de 180 mil espécies conhecidas. Atualmente 57 espécies de borboletas brasileiras estão ameaçadas de extinção por causa da degradação de seu meio ambiente e também por serem utilizadas em artesanato.
    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    R= cerca de 180.000 espécies são classificadas a ordem de insectos Lepidoptera, Destas, seis estão em perigo crítico de extinção, 36 estão ameaçadas e 116 são consideradas vulneráveis. No Brasil há 57 espécies de Lepidoptera ameaçadas de extinção.

    8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    R= Araracanga,Castanheira, Pau rainha.






    Aluna= Andreza Braga Modesto
    Série: 1º ano, Turma: 1º 2º, Turno: 1º

    ResponderExcluir
  37. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R=O grupo esta subdesenvolvido em varais classes, são eles: aracnídeos, suríapodes, crustáceos e insetos. Eles agrupam a mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais fílos reunidos, habitam mais ou menos 600 milhões de anos nas profundezas do oceano, esses animais eram chamados de trilobitas antes o fundo do mar era assim repleto dessas criaturas mais hoje já não é tanto, esses insetos são dividido em varias classes e são os mas importantes entre os vertebrados.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R=Eles são classificados em: tem os Crustáceos que são os camarões e siri; tem os quilópodes que é a lacraia; e os diplópodes que são os Piolho de cobra, e ajuda na classificação são as numeras pernas que diferenciam eles .
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos.
    R=Os insetos formam uma grande parte do mundo animal , a maioria deles são seres indefesos que só machuca para se proteger e por causa da cadeia alimentar que os obriga as fazer isso.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R=formiga, barata, mosca, abelha, mariposa,borboleta, aranha, piolho, etc...
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R=São caracterizados como invertebrados, se diferenciam dos outros por possuir um único par de antenas na cabeça e seu corpo divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdome. Em geral, têm tamanho reduzido, variando de 2 a 40 milímetros de comprimento, embora algumas formas ocasionalmente possam ser maiores.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R=Sim elas são insetos por possuir escamas coloridas nas asas. Como todo inseto, têm o corpo dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos ( formados por várias lentes) e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores. No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdômen encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos. Borboletas e mariposas apresentam 4 fases distintas em seu desenvolvimento: ovo, lagarta - fase jovem, crisálida - transformação e borboleta - fase adulta.
    7)O que caracteriza os insetos lepidópteros?
    R=O que caracteriza são seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas sua vida é respectivamente: ovo, larva, pupa e imago, a fase adulta.
    8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    R=mariposa, borboletas, libélulas etc.
    Alunas: Elciane de Souza
    Renata Sales
    Turma:1ª/2ª manhã

    ResponderExcluir
  38. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R:São seres invertebrados que possuem articulações nas patas.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R:Os artrópodes podem ser classificados em; insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes, diplópodes.

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R:Insetos são pequenos animais invertebrados que possuem antenas que são utilizada para orientação.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R:Borboletas, moscas, formigas, baratas, etc.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R:O corpo do inseto e formado por; cabeça, tórax e abdome. Na cabeça podemos notar antenas, olhos e peças bucais. Possuem dois tipos de olhos; olhos compostos, isto é, formados por varias unidades, que permitem enxerga em varias direções ao mesmo tempo, e olhos simples, também conhecido por ocelos.

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R:Sim. Porque possuem todas as características dos insetos.

    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    R:São caracterizados de insetos venenosos.

    8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    R:Algumas; lagartas, vespa, mosquitos

    ResponderExcluir
  39. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R= Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas, ou "juntas" móveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome. Em alguns deles pode ocorrer a fusão da cabeça com o tórax e, neste caso, o corpo é dividido em cefalotórax e abdome.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R=São classificados em insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes. Exemplos :moscas, borboletas(insetos)
    Camarão , lagostas(crustáceos)
    Aranhas, escorpiões(aracnídeos)
    Centopéias (quilópodes)
    piolho-de-cobra (diplópodes)

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R= Os insetos existem em todas as regiões do mundo e formam o grupo com o maior número de espécies de animais conhecidos. Vivem principalmente em ambientes terrestres, mas algumas espécies são aquáticas.
    O corpo dos insetos é coberto por um exoesqueleto de quitina e possui três partes bem definidas: cabeça, tórax e abdome.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R= Baratas, mariposas, borboletas , formigas , vespas, moscas, abelha e etc...

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R= Morfologicamente são : cabeça, tórax e abdome

    6) 6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R= Sim,pois são seres holometábolos que Têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, possuem um par de antenas e geralmente dois pares de asas.
    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    R=são seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida dos lepidópteros engloba as seguintes etapas: ovo, larva, chamada também de lagarta, pupa e imago, a fase adulta

    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    R=borboletas e mariposas

    Alunas: Rosalice Queiroz dos Santos e Shirley Rodrigues
    Turma:1ª/1ª manhã

    ResponderExcluir
  40. 1) Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R= São animais enterozoários de simetria bilateral, que o corpo é revestido de esqueleto quitinoso dividido em cabeça, tórax e abdome, com quatro ou mais pares de apêndices, quase sempre articulados. Tubo digestivo completo; respiração por meio de traquéias, pulmões ou brânquias; sexos geralmente separados. Terrestres ou aquáticos.
    2) Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R= Os artrópodes são classificados em cinco classes usando como critério o número de patas. barata, mosquito (insetos); aranha, escorpião (aracnídeos); piolho de cobra (Diplópodes).
    3) Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R= Classe de artrópodes com corpo é dividido em cabeça, com um par de antenas, e tórax, com três pares de patas. Asas ausentes, ou em número de duas ou de quatro; respiração por meio de traquéias. São, na maioria, terrestres.
    4) Cite alguns exemplos de insetos?
    R= Baratas, joaninha, mosca, gafanhoto, abelhas, e outros.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R= São geralmente pequenos e têm o corpo segmentado e protegido por um exoesqueleto de quitina. O corpo é dividido em três tagmas: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelho bucal (sugador, mastigador, triturador e lambedor).

    Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral e segmentados como os demais artrópodes e também com os anelídeos. São, porém, os únicos artrópodes que possuem asas, que são finas expansões do exoesqueleto, possibilitando a dispersão por distâncias maiores.

    O tórax é dividido em três segmentos: protórax, mesotórax e metatórax cada um com um par de patas e, nos alados (Pterygota), um ou dois pares de asas, um no mesotórax e outro no metatórax.

    O abdômen em geral apresenta onze segmentos, mas em muitos esse número é reduzido. Podem ser encontrados apêndices no 11° segmento, estes são chamados cercos. Além disso, é no abdômen que se encontram as estruturas reprodutivas. Nos machos o segmento genital é o 9°, onde há a abertura genital. Nas fêmeas são os segmentos 8° e 9°. Os machos de algumas espécies podem apresentar um par de ganchos no segmento genital que auxilia na cópula como nos percevejos (Hemíptera), outros insetos possuem estilos (par de pequenos prolongamentos) como baratas e louva-a-deus. As fêmeas de muitos insetos possuem ovipositores, apêndices dos segmentos genitais adaptados a postura de ovos. São compostos de três pares de valvas, um no 8° segmento e dois no 9° segmento.
    Anatomia externa dos insetos são protostômios, triblásticos e celomados. Têm um sistema digestivo completo, consistindo num tubo que vai da boca ao ânus. O sistema excretor consiste em túbulos de Malpighi para a remoção dos dejetos nitrogenados e no intestino posterior para a osmorregulação: através do intestino posterior, os insetos são capazes de reabsorver água com os iões K+ e Na+ e, por isso, eles normalmente não excretam água com as fezes, permitindo-lhes conservá-la e, assim, sobreviver em ambientes áridos.

    A respiração dos insetos é realizada por um sistema de traquéias que transportam o oxigênio dentro do corpo. Estas traquéias têm aberturas na cutícula chamadas espiráculos, por onde são feitas as trocas gasosas. O sistema circulatório dos insetos, como nos restantes artrópodes, é aberto: o coração bombeia a hemolinfa através de artérias para espaços que rodeiam os órgãos; quando o coração se descontrai, a hemolinfa volta para dentro deste órgão.

    O complexo sistema nervoso é constituído por vários pares de gânglios ligados, fundidos, que se unem na região da cabeça e que formam uma massa cerebral. Esta massa se une a uma longa rede nervosa de gânglios ventrais que vai até a extremidade do abdome.
    6) Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R= Sim, pois são seres holometábolos que Têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, possuem um par de antenas e geralmente dois pares de asas
    7) O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    R= O ciclo de vida dos lepidópteros engloba as seguintes etapas: ovo, larva, chamada também de lagarta, pupa e imago, a fase adulta. O que caracteriza são seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção.
    8) Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    R= Borboletas, mariposas e moscas.

    Aluna: Tássia Maria
    Turma: 1° 1°/ manhã

    ResponderExcluir
  41. 1ª - Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes ?
    • Artrópodes são seres invertebrados com suas patas articuladas. Tem uma carapaça na sua superfície mesma coisa do seu esqueleto (cascas)
    São adaptados em diferentes ambientes tanto como terrestre ou também como aquático e os Artrópodes eles são os únicos vertebrados voadores.
    São animais invertebrados. (que não possuem vértebras).

    2ª - Como são classificados os artrópodes ? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes ?
    • Eles são classificados por : gafanhotos (insetos), aranhas (arachnida), caranguejos (crustáceos), centopéias (quilópodes) e embuás (diplópodes)

    3ª – Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos ?
    • Os insetos são os maiores invertebrados da superfície terrestres.
    Eles possuem mais de 800 mil espécies descobertas.
    Mas existe um pequeno numero existentes nos oceanos, aproximadamente 5 mil espécies.
    Os verdadeiros insetos eles são considerados porque vêem dos artrópodes por serem octognatas, ou seja por terem peças bucais externas e por terem onze segmentos abdominais.

    4ª - Cite alguns exemplos de insetos ?
    • Barata, Cupim, Gafanhotos, grilos ,abelhas, formigas , moscas , mosquitos, Borboletas , mariposas, piolhos, besouros, pulgas, joaninhas .. e muitos mais .. existe milhões .

    5ª - Quais são as características morfológicas dos insetos ?
    • Simetria bilateral ,corpo segmentado (principalmente o abdome) heteronomia (corpo dividido em partes distintas: cabeça, tórax e abdome) exoesqueleto quitinoso ,1 par de antenas - díceros , 2 pares de asas - tetrápteros (há exceções) ,3 pares de pernas - hexápodos ,mandibulados ectognatos , aparelho circulatório dorsal , sistema nervoso ventral , ausência de epitélio ciliado

    6ª - Borboletas, mariposas e libélulas são insetos ? Sim ou Não ? Justifique.
    • Sim , sim . Porque eles Têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, possuem um par de antenas e geralmente dois pares de asas. E vivem no ambiente terrestree e vivem também na água .

    7ª - O que caracterisza um inseto Lepdópteros ?
    • A segunda ordem em numero de espécie é a dos lepdópteros, que compreeendem as borboletas e as mariposas, cmo aproximadamente 140 mil espécies. As asas das borboletas (dois pares), observando bem de perto possuem inúmeras escamadas.

    8ª - Dê exemplos de insetos lepdópteros .
    Borboletas, mariposas cmo outras aproximadamente 140 mil espécies.

    ALUNOS : Ákila Santos
    Emanuele Beatriz
    e Wilker
    SALA: 1ª2ª

    ResponderExcluir
  42. ALUNOS:Jean Marcos, Luana Kely, Erverson.


    1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R=Eles são seres invertebrados que possuem patas articuladas.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R=Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas:
    Insetos = Barata, mosquito
    Aracnídeos= Aranha, escorpião
    Crustáceos= Camarão, siri
    Quilópodes= Lacraia
    Diplópodes= Piolho de cobra

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R=Os insetos são seres invertebrados que possuem seis patas divididas em três partes e tem o corpo dividido em:cabeça, tórax e abdome.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R=Abelhas,
    Baratas,Besouros,Borboletas,Formigas,Gafanhotos,Moscas.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R=Independente de sua classificação, o corpo de todos eles divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdome. Os insetos possuem também seis pernas anexas ao tórax e, nesta região, pode haver também duas asas ou, em alguns casos, quatro delas. Grande parte dos insetos possui dois olhos, formado por vários outros menores, ou olhos simples, ou seja, tem a formação de vários olhos em um só. A respiração ocorre através de pequenos orifícios (buraquinhos) em sua pele. A grande parte dos insetos apresentam antenas que lhes proporcionam um olfato muito apurado, o que lhes permite capturar de forma mais precisa às suas presas. No tocante ao seu desenvolvimento, a maioria dos insetos passa por vários estágios até chegar a fase do amadurecimento. As borboletas, por exemplo, passam por quatro fases: ovos, larvas, crisálidas e, por último, tornam-se adultas da forma como as conhecemos, com suas lindas asas coloridas e grandes.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R=SIM,porque tem o corpo dividido em três partes, tem um par de antenas e de um par a dois de asas.
    7)O que caracteriza um insetos lepidópteros?
    R=Lepidoptera é uma ordem de insectos (lepidópteros) muito diversificada que inclui as borboletas e um grupo chamado de traças em Portugal e mariposas no Brasil. O grupo inclui insectos com dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida dos lepidópteros engloba as seguintes etapas: ovo, larva, chamada também de lagarta, pupa e imago, a fase adulta.
    8)Dê exemplos de insetos lepidóptero?
    R=Borboletas e mariposas.

    ResponderExcluir
  43. EU JEAN MARCOS E MEUS AMIGOS SOMOS DO 1º 2º

    ResponderExcluir
  44. Escola:Cônego Leitão
    Aluna:Brenda Raiane;Antônia karoline;Elaine Racilly
    Turma:1ª2ªmanhã

    1)Defina com suas palavras o que são seres Artropódes?
    São seres que tem as patas articuladas,seu corpo é dividido em três partes:cabeça,tórax e abdômen.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Aracnídes,quilópodes e diplópodes.
    Aracnídos:aranhas;
    Escorpionídeos:escorpiões;
    Acarinos:carrapatos e ácaros.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Borboleta,barata,libélula,besouro,garfanhoto,formiga e etc.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    Os insetos são geralmente pequenos e têm o corpo segmentado e protegido por um exosqueleto de quitina. O corpo é dividido em três tagmas: cabeça, tórax e abdómen. Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelho bucal (sugador, mastigador, triturador e lambedor).Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral e segmentados como os demais artrópodes e também com os anelídeos. São, porém, os únicos artrópodes que possuem asas, que são finas expansões do exoesqueleto, possibilitando a dispersão por distâncias maiores.O tórax é dividido em três segmentos: protórax, mesotórax e metatórax cada um com um par de patas e, nos alados (Pterygota), um ou dois pares de asas, um no mesotórax e outro no metatórax.O abdómen em geral apresenta onze segmentos, mas em muitos esse número é reduzido. Podem ser encontrados apêndices no 11° segmento, estes são chamados cercos. Além disso, é no abdómen que se encontram as estruturas reprodutivas. Nos machos o segmento genital é o 9°, onde há a abertura genital. Nas fêmeas são os segmentos 8° e 9°. Os machos de algumas espécies podem apresentar um par de ganchos no segmento genital que auxilia na cópula como nos percevejos (Hemiptera), outros insetos possuem estilos (par de pequenos prolongamentos) como baratas e louva-a-deus. As fêmeas de muitos insetos possuem ovipositores, apêndices dos segmentos genitais adaptados a postura de ovos. São compostos de três pares de valvas, um no 8° segmento e dois no 9° segmento.

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim.porque eles tem o corpo dividido em três partes:cabeça,tórax e abdômen.
    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    Lepidoptera é uma ordem de insectos (lepidópteros) muito diversificada que inclui as borboletas e um grupo chamado de traças em Portugal e mariposas no Brasil. O grupo inclui insectos com dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida dos lepidópteros engloba as seguintes etapas: ovo, larva, chamada também de lagarta, pupa e imago, a fase adulta.
    8)Dê exemplos de insetos lepdópteros?
    Borboletas e mariposas.

    ResponderExcluir
  45. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R- São seres invertebrados que possuem patas articuladas, esses seres têm uma carapaça protetora externa formada por uma substância resitente e impermeável.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?

    R- Os artrópodes são classificados em cinco classes e são identificados pelo nº de patas. Insetos, Aracnídeos, Crustáceos, Quilópode e Diplópode.
    Insetos-Barata e mosquito Aracnídeos- aranha e escorpião Crustáceos- camarão e siri Quilópode-lacraia Diplópode-piolho de cobra
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R- Os insetos são os animais diversificados existente na terra e é um grupo de mais de 800 mil espécies.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R-Barata, abelha, borboleta, moscas, gafanhotos, etc.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    Os insetos dividem - se em três partes: cabeça, tórax e abdome, o sistema digestivo e nervoso, se estende de um extremo ao outro do corpo
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R- Sim, pois são artrópodes. Tanto borboletas quanto mariposas são insetos que pertencem à ordem dos lepidópteros.
    7) 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R- São seres invertebrados que possuem patas articuladas, esses seres têm uma carapaça protetora externa formada por uma substância resitente e impermeável.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?

    R- Os artrópodes são classificados em cinco classes e são identificados pelo nº de patas. Insetos, Aracnídeos, Crustáceos, Quilópode e Diplópode.
    Insetos-Barata e mosquito Aracnídeos- aranha e escorpião Crustáceos- camarão e siri Quilópode-lacraia Diplópode-piolho de cobra
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R- Os insetos são os animais diversificados existente na terra e é um grupo de mais de 800 mil espécies.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R-Barata, abelha, borboleta, moscas, gafanhotos, etc.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    Os insetos dividem - se em três partes: cabeça, tórax e abdome, o sistema digestivo e nervoso, se estende de um extremo ao outro do corpo
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R- Sim, pois são artrópodes. Tanto borboletas quanto mariposas são insetos que pertencem à ordem dos lepidópteros.
    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    R- são seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais.
    8)-Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    R-Borboleta, moscas.
    Escola: Cônego Leitão Aluna: Raynara Teixeira Rosa
    Turma: 1º/2º

    ResponderExcluir
  46. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R=Os artrópodes contituem o maior filo de todo o reino animal,com mais de 75% do total de especies existentes no mundo.E isso :De cada cem especies animais,pelo menos 75 pertencem ao filo dos artrópodes!Além de ser o grupo animal mais diversificado é também o maior grupo dentre todos os seres vivos!Todos os artrópodes possuem pernas articuladas,como sugere o nome do filo,além das pernas,também uma parte da antena e a peça bucal de uma formiga,você pode observar que todas essas estruturas da formiga são articuladas.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R=Aracnideos,insetos,crustaceos,quilópodes e diplópodes.por exemplo:os escorpiões,as lagostas,os caranguejo,as borboleta,as libélula...

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R=Os insetos constituem a classe com maior número de especies,não somente entre os artropodes mas considerando todo o reino animal.Não se conhece o número exato de especies animais existentes na terra mas estima-se que ele seja superior a um milhão,desse total,mas de 750mil são artropodes,as quais a maior parte é formada por especies de insetos. são formados e divididos em regiões nos insetos,a cabeça,torax e abdomem.fundidos numa peça,nos quilópodes e diplopodes há somente cabeça e tronco.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R=São baratas,libélulas,moscas,besouros,borboletas,mosquitos...

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R= Morfologicamente são : cabeça, tórax e abdomem.


    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    sim por que eles são lepdopteros.

    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    R=A segunda ordem em números de especies e a dos lepdópteros,que , são seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida dos lepidópteros engloba as seguintes etapas: ovo, larva, chamada também de lagarta, pupa e imago, a fase adulta.

    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    R=mariposas e borboletas.

    Escola: Cônego Leitão Aluna: Géssica Silva Conceição e Adriella Raquel boriz
    Turma: 1º/1º

    ResponderExcluir
  47. Aluno:Fernanda Oliveira Ellane cristina,Leticia Campos
    série:1° 1°
    1) Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes.
    São animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados
    2°Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    São classificados por sua quantidade de patas.Isso diferencia as espécies. cruataceos,lagostas,chiloponda etc.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São animais invertebrados da classe insecta,eles são os animais mais diverssificados existentes na terra,possuem mai de 800 mil espécies.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Gafanhotos,borboletas,libelinhas,moscas,besouros etc.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    Eronomia (corpo dividido em partes distintas: cabeça, tórax e abdome)
    Exoesqueleto quitinoso
    1 par de antenas - díceros
    2 pares dcorpo segmentado (principalmente o abdome)
    hete asas - tetrápteros (há exceções)
    3 pares de pernas - hexápodos
    Mandibulados ectognatos
    Aparelho circulatório dorsal
    istema nervoso ventral
    Ausência de epitélio ciliado
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Não.somente a borboleta e a mariposa, por causa de sua variabilidades e suas caracteristicas de um inseto.

    ResponderExcluir
  48. Aluno:Fernanda Oliveira Ellane cristina,Leticia Campos
    série:1° 1°
    1) Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes.
    São animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados
    2°Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    São classificados por sua quantidade de patas.Isso diferencia as espécies. cruataceos,lagostas,chiloponda etc.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São animais invertebrados da classe insecta,eles são os animais mais diverssificados existentes na terra,possuem mai de 800 mil espécies.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Gafanhotos,borboletas,libelinhas,moscas,besouros etc.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    Eronomia (corpo dividido em partes distintas: cabeça, tórax e abdome)
    Exoesqueleto quitinoso
    1 par de antenas - díceros
    2 pares dcorpo segmentado (principalmente o abdome)
    hete asas - tetrápteros (há exceções)
    3 pares de pernas - hexápodos
    Mandibulados ectognatos
    Aparelho circulatório dorsal
    istema nervoso ventral
    Ausência de epitélio ciliado
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Não.somente a borboleta e a mariposa, por causa de sua variabilidades e suas caracteristicas de um inseto.

    ResponderExcluir
  49. 1)Defina com suas palavras o que são seres artrópodes?
    são invertebrados que tem patas articulada,seu nome é formado de Athros,que significa articulações o podes, que significa pés patas. Os atropodes tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto, formada por uma substância resitente e impermeável, chamada quitina, endurecida por conter muito carbonato de cálcio.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?

    Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas.
    ARTRÓPODES
    Nª de patas
    Classe
    Exemplos
    6
    Insetos
    Barata, mosquito
    8
    Aracnídeos
    Aranha, escorpião
    10
    Crustáceos
    Camarão, siri
    1 par por seg.
    Quilópodes
    Lacraia
    2 par por seg.
    Diplópodes
    Piolho de cobra

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São artrópodes com seis patas distribuída em três partes. Os insetos apresenta o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas e três pares de patas no tórax. Nas maioria das espécies, há dois pares de asas, mas há espécies com apenas um par e outros sem asas.
    4))Cite alguns exemplos de insetos?
    abelhas,baratas,piolho,besouro,borboleta,mariposa,gafanhoto e etc.
    5)quais são as característica morfológicas dos insetos?
    tais como presença de movimento, destaque do ambiente, e sinais deixados pela presa, como folhas danificadas por fitófagos.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim. Porque são invertebrados e também são capazes de voar,o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, são holometábolos.
    7)O que caracteriza os insetos lepidópteros?
    caracteriza por quatro fases: Ovo, lagarta, crisálida e adulto. ...Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas, ou "juntas" móveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome. Em alguns deles pode ocorrer a fusão da cabeça com o tórax e, neste caso, o corpo é dividido em cefalotórax e abdome.Possuem um esqueleto externo, denominado exoesqueleto. É o que se chama de "casca" na lagosta, no siri, no camarão, na barata, etc.O exoesqueleto é resistente e limita o crescimento do animal. Assim, o exoesqueleto "velho" e limitante é trocado por um "novo" e "folgado", que permite a continuidade do crescimento. Essa troca de exoesqueleto, que pode ocorrer várias vezes durante a vida do animal, é chamada de muda ou ecdise.Os artrópodes formam o conjunto mais numeroso de animais. Eles habitam os mais diversos ambientes e podem ser terrestres ou aquáticos.Segundo suas características, os artrópodes foram agrupados em insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e outros grupos, de menor importância.
    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    traças e borboletas.

    Aluna:Carla Mariana
    aluna:Leticia Silva
    Aluno:Yago Freire
    Turma:1ª/1ª

    ResponderExcluir
  50. 7)O que caracteriza os insetos lepidópteros?
    R:O que caracteriza são seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida dos lepidópteros engloba as seguintes etapas: ovo, larva, chamada também de lagarta, pupa e imago, a fase adulta.
    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    Borboletas e mariposas.

    OBS: Essas são as questões que faltaram das alunas
    Fernanda Oliveira,Ellane Cristina e Leticia Campos.da turma: 1º/1º

    ResponderExcluir
  51. 1)Defina com suas palavras o que são seres artrópodes?
    R:artropodes sao invertebrados que possuem permas articuladas, tem o corpo segmentado e dividido

    ResponderExcluir
  52. Andressa Manuelle e Kecia Carolyne 1° 2°
    1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    são os seres invertebrados que possuem patas articuladas,ele tem uma carapaça protetora ao lado externo que e feito por uma substancia chamada Quitina ,formada por cálcio e carbonato
    .
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas.
    Insetos:Barata, mosquito. Aracnídeos:Aranha, escorpião. Crustáceos:Camarão, siri. Quilópodes: Lacraia. Diplópodes:Piolho de cobra
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    os insetos são compostos de grupos mais abundante e diverso entre os animais.
    o conceito de inseto e “nojento,ruim e sujo”ou “insignificante de pequeno valor”.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    abelhas,cupim,formiga,borboleta,barata,pulga,mariposa,gafanhoto,mosca,besouro,cigarra,piolho,libélula,traça-.de-livros etc.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    usualmente consideradas como pertencentes a uma só espécie, constituem um complexo de espécies.

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    sim,por que os insetos se destingue em cabeça tórax e
    abdômen.

    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    inseto da ordem dos lepidópteros, que se caracteriza (na maioria das espécies) por voar de dia, possuir asas coloridas e brilhantes.

    8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    a borboleta ,a mosca e a pulga são bons exemplos de lepdótero.
    8 de abril de 2009 10:55

    ResponderExcluir
  53. 1)O que são seres Artrópodes?
    São invertebrádos que possuem patas,tem uma carapaça protetora extena,que é seu esqueleto.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Os Artrópodes podem ser classificado em cinco classes:insetos,aracnídeos,crustáceos,quilópodes e dilopodes.insetos:barata e mosquito,araquinídeos:aranha e escopião,crustáceos:camarão e siri,quilópodes:lacraia,dilópodes:piolho de cobra.

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?

    Embora a aparência dos insetos seja muito variada o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas. Nem todos os insetos têm asas. A maioria desses animais alcança a maturidade através da metamorfose.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Besouro,cupim,piolho,pulga,libélula,garfanhoto,barata,mosca,formiga,borboleta,cigarra,bicho-pau,grilo e formiga.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    cabeça,torax,e abdomem.

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim.Porque tem o corpo divididos divididos em cabeça,tórax e abdomem,e possuem a caracteristicas de insetos.

    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    É uma ordem de insectos muito diversificada que inclui as borboletas e um grupo chamado de traças.

    8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    Borboletas.

    aluno(as):Gleicyanne Braga
    Marciano da Siva Alves
    Kádyja Daniela da Silva Souza
    turma: 1º/1º

    ResponderExcluir
  54. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R= São animais com membros articulados.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R= Podem ser divididos em: Insetos(Ex: gafanhotos, formigas, besouros e borboletas), Aracnídeos(Ex: escorpiões, aranhas, carrapatos e ácaros.), Crustáceos(Ex:siris, caranguejos, lagostas e camarões), Quilópodes(Ex:lacraias e centopéias) e Dilópodes(Ex:piolhos-de-cobra).

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R= Possuem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdomem.Apresentam um par de antenas e três pares de patas e algumas espécies podem ter asas.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R= Formiga,gafanhoto,barata, borboleta, abelha, mosquito.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R= Esta classe é representada por artrópodes com o corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdome. Sua cabeça é um órgão sensorial, contém um par de antenas sensoriais, uma par de olhos compostos, até três ocelos e aparelho bucal cuja forma varia de acordo com o hábito alimentar. O tórax é relacionado à locomoção e é dividido em 3 segmentos: protórax, mesotórax e metatórax. A maioria dos insetos tem dois pares de asas que variam em consistência conforme a ordem considerada. Os dípteros só possuem o par de asas mesotorácico desenvolvido, sendo as posteriores modificadas em estruturas curtas chamadas halteres. O abdome contém as vísceras e, externamente, é dividido em 5 a 8 segmentos. A maioria dos segmentos abdominais possui poros pares laterais, chamados espiráculos, que são aberturas respiratórias.

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R= Sim, pois eles possuem membros articulados e asas.

    7)O que caracteriza os insetos lepidópteros?
    R= Em geral, possuem dois pares de asas.

    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    R= Borboletas e mariposas


    Alunos:
    Manoela Pinheiro
    Renilda Londres
    Danilhe Denara
    Turma: 1º1º

    ResponderExcluir
  55. Para os alunos Manoela Pinheiro,Renilda Londres
    Danilhe Denara refaçam as questões 01, 06, e 07 e postem novamente

    ResponderExcluir
  56. osé William, Ana Élida Souza, Silmara Lopes refazer todas a pesquisa e levem mais a sério o projeto

    ResponderExcluir
  57. Ae ESse BloG é MarA!!

    Ae bacana o pRojeto

    ResponderExcluir
  58. Para Rosalice Queiroz dos Santos e Shirley Rodrigues é interessante resaltar que os insetos possuem também 03 pares de pernas em outras palavras 06 pernas

    ResponderExcluir
  59. Correção da 3ª questão.
    Os insetos constituem a classe com maior número de especies,não somente entre os artropodes mas considerando todo o reino animal.Não se conhece o número exato de especies animais existentes na terra mas estima-se que ele seja superior a um milhão,desse total,mas de 750mil são artropodes,as quais a maior parte é formada por especies de insetos. são formados e divididos em regiões nos insetos,a cabeça,torax e abdomem.

    Aluna: Aline Natividade série: 1° turma 1ª manhã

    ResponderExcluir
  60. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    São animais invertebrados caracterizados por possuírem membros
    Rígidos e articulados. São maior grupo de animais existentes representados pelos gafanhotos, aranhas,caranguejos,centopéias e embuas ,somam mais de um milhão de espécies
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Classe crutacea: possui 5 ou mais pares de patas.a boca é venteal e possui mandíbulas. Exemplo: lagostas, camarões, cracas, siris, caranguejos.
    Classe Arachnida: com 4 pares de patas e corpo dividido em cefalotórax
    E abdome. Exemplo: aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões, escorpiões,
    Etc.
    Classe chilopoda: 15 ou mais pares de patas. Exemplo: centopéias e lacraias.
    Classe diplopoda: possui de 18 a mais de 750 pares de patas . Exemplo:
    Piolhos de cobra.
    Classe insecta: 3 pares de patas, 1 par ou 2 pares de asa, ou nenhum
    Sendo ultimo ou mais comum. Exemplo: Borboletas, mosquitos, gafanhotos, etc.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    São o grupo de animais mais diversificado da terra. Possuem mais de 800 mil espécies, são encontrados em quase todo ecossistemas do planeta. Mais só um número de espécies vivem em oceanos.
    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    Moscas, baratas, besouros, borboletas, cupim, formiga, gafanhoto Abelhas, etc.
    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    CABEÇA_é onde estão localizados o aparelho bucal,as antenas -que são apêdices formados por vários segmentos,onde estão situados as funções sensoriais do tato e do olfato-e,os olhos.
    TÓRAX_E formado por três segmentos: o protórax, o mesotórax, cada um com um par de patas . No tórax também estão localizadas as asas.
    ABDOMEM_Se compõe de vários segmemtos, sendo que cada um deles possui um par de espiráculos , que são aberturas que permitem a respiração do inseto. Na parte do abdome também se encontram os órgãos genitais e o sistema excretor.
    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim,pois são seres holometábolos que Têm o corpo dividido em tórax cabeça, e abdômen, geralmente possuem dois pares de asas. Vivem em ambiente terrestre ou de água doce.
    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    Seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. Seu ciclo de vida é respectivamente: ovo, larva, pupa e imago, a fase adulta
    8)Dê exemplos de insetos lepdóptero?
    Mariposas e borboletas.

    alunos: José William de Oliveira
    Silmara Lopes dos Santos
    Ana Élida Souza
    Turma:1º1º

    ResponderExcluir
  61. bem interessante estudarmos sobre seres que as vezes nem sabemos quem são

    ResponderExcluir
  62. 1) Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R= São seres invertebrados que possui membros rígidos e articulados, possuem um exoesqueleto de quitina. São o maior grupo de animais existente desde os microscópicos plânctons a crustáceos que medem 3 metros de espessura

    2) Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes
    R= insetos: pulga, mosca, barata, borboleta, abelha, besouro, formiga e pernilongo; aracnídeos: as aranhas, os escorpiões e os ácaros; crustáceos: paguro, camarão, lagosta, siri e caranguejo; Chilopoda: centopéias e lacraias; Diplopoda; piolhos de cobra.

    3) Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos
    R= os insetos são a espécie mais diversificada da terra eles se adaptam a quase todo o ecossistema do planeta. É muito difícil conhecer alguém que nunca viu ou ouviu falar sobre algum inseto.

    4) Cite alguns exemplos de insetos.
    R= pulga, mosca, barata, borboleta, abelha, besouro, formiga e pernilongo.

    5) Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R=Todos os artrópodes, grupo em que os insetos estão inseridos, possuem uma parede do corpo revestida pela cutícula. A cutícula é composta por substâncias produzidas por células da própria parede do corpo. O corpo é divido em cabeça, tórax e abdome. Os membros são segmentados.

    6) Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R= sim. Porque elas possuem todas as características morfológicas que caracterizam os insetos.

    7) O que caracteriza os insetos lepdópteros?
    R= O grupo inclui insectos com dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida dos lepidópteros engloba as seguintes etapas: ovo, larva, chamada também de lagarta, pupa e imago, a fase adulta

    8) Dê exemplos de insetos lepdóptero
    R= são as borboletas, mariposas...


    alunos: Julio Moreira, Edielson Ferreira, Eferson Ferreira,Heitor Murilo
    turma: 1ª 1ª

    ResponderExcluir
  63. Gostei do projeto bem elaborado !!!so assim vamos pde conhecer melhor as libélulaS !!! achei interesante todos os tipos de libélulaS!!!

    ResponderExcluir
  64. aluno:João Ciro Sales costa
    turma;2ª1ª

    1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    Os Artrópodes são animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados. São o maior grupo de animais existentes, representados pelos gafanhotos, aranhas, caranguejos, centopéias e embuás.

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    Os artrópodes podem ser classificados usando como critério o número de patas.
    - Classe Crustácea: Possuem 5 ou mais pares de patas, 2 pares de antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome.
    - Classe Arachnida: Com 4 pares de patas e corpo dividido em cefalotórax e abdome.
    - Classe Chilopoda: 15 ou mais pares de patas.

    - Classe Diplopoda: Possuem de 18 a mais de 750 pares de patas.
    - Classe Insecta: 3 pares de patas, 1 par ou 2 pares de asa, ou nenhum, sendo este último o mais comum. 1 par de antenas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    Os insetos ou insectos são animais invertebrados da classe Insecta, o maior na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.
    Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos.
    4) Cite alguns exemplos de insetos?
    Abelhas, Baratas, Borboletas, Formiga, Mariposa, Moscas, Traça, dentre outros.
    5) Quais são as características morfológicas dos insetos?
    O corpo dos insetos
    Ele se divide em três partes: cabeça, tórax e abdome, que estão unidos entre si, sendo que os órgãos internos - o sistema digestivo e nervoso se estende de um extremo ao outro do corpo.

    Cabeça
    É onde estão localizados o aparelho bucal, as antenas - que são apêndices formados por vários segmentos, onde estão situadas as funções sensoriais do tato e do olfato - e, os olhos.

    Tórax
    Formado por três segmentos: o protórax, o mesotórax e o metatórax, cada um com um par de patas. No tórax também estão localizadas as asas.

    Abdome
    Se compõe de vários segmentos, sendo que cada um deles possui um par de espiráculos, que são aberturas que permitem a respiração do inseto. Na parte posterior do abdome também se encontram os órgãos genitais e o sistema excretor.

    6) Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    Sim, pois possuem as características básicas da classe dos insetos, cabeça, tórax e abdome.
    7) O que caracteriza um inseto lepidóptero?
    Possuem dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção.
    8) Dê exemplos de insetos lepidóptero?
    borboletas, traças e mariposas.

    ResponderExcluir
  65. gostei desse Projeto... um sucesso.

    kecia carolyne-carol

    ResponderExcluir
  66. Para o aluno João Ciro. -Que bom meu amigo que vc esteja levando a sério alguma coisa em sua vida. Sua perquisa está muito boa.

    ResponderExcluir
  67. Para os alunos Júlio Moreira, Edielson Ferreira, Eferson Ferreira e Heitor Murilo refaçam as questões 03 e 05

    ResponderExcluir
  68. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R=os artrópodes são seres que possuem pernas articuladas,ou juntas móveis,tem o corpo segmentado e é divido em cabeça,tórax e abdome.em alguns deles pode ocorrer a fusão de cabeça com tórax e neste caso,o corpo é divido em cefalotórax e abdome.
    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R=Os São classificados em insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes.. classes exemplos insetos baratas,mosquito aracnídeos aranha,escorpião crustáceos camarão,siri quilópodes lacraia diplópodes piolho de cobra
    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R=Os insetos formam o maior grupo animal existente na terra.Vivem principalmente em ambientes terrestres.
    O corpo dos insetos é coberto por um exoesqueleto de quitina e possui três partes bem definidas: cabeça, tórax e abdome.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R= Baratas, mariposas, borboletas , etc...

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R= Morfologicamente são : cabeça, tórax e abdome

    6)Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R= Sim,pois são seres holometábolos que Têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, possuem um par de antenas e geralmente dois pares de asas.
    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?
    R=são seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção.
    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    R=borboletas e mariposas

    Alunas: Rosiane Araújo e Larissa araújo
    Turma:1ª/1ª manhã

    ResponderExcluir
  69. 1)Defina com suas palavras o que são seres Artrópodes?
    R : Os artrópodes são animais invertebrados, que possuem pernas articuladas, e habitam ambientes aéreo, terrestre e aquático

    2)Como são classificados os artrópodes? E cite alguns exemplos de Artrópodes em suas respectivas classes?
    R : São classificadosem cinco classes principais, usando como critério o número de patas : Insetos (6), Aracnídeos (8), Crustáceos (10), Quilópodes (1 par por seg.), Diplópodes (2 par por seg.) Ex: Barata, mosquito, aranha, camarão, lacraia, piolho de cobra.

    3)Defina com suas próprias palavras o conceito de insetos?
    R : São animais invertebrados, da classe insecta. Possuem mais de 800 mil espécies na terra, podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas.

    4)Cite alguns exemplos de insetos?
    R : Besouro, cupim, piolho, pulga, cigarra, formiga, abelha, etc.

    5)Quais são as características morfológicas dos insetos?
    R : Os insetos são pequenos e têm o corpo segmentado e protegido por um exosqueleto de quilina. Seu corpo é divido em três partes: cabeça, tora e abdóme.

    6) Borboletas, mariposas e libélula são insetos? Sim ou não? Justifique!
    R : Sim, Porque possuem as características de insetos, são invertebrados e dividos em três partes.

    7)O que caracteriza um insetos lepdópteros?

    R : Seus dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. Seu ciclo de vida é respectivamente: ovo, larva, pupa e imago, a fase adulta.

    8)Dê exemplos de insetos lepidópteros?
    R : Borboletas, mariposas ...


    Aluna: Lívia Vitória Santos Reis / Turma: 1° 2°

    ResponderExcluir
  70. Oi, amigos do Seres Alados!
    Amei esse blog! Descobri através do "Estou com Sorte" do Google. Estava pesquisando sobre borboletas.
    Agora um convite: Nosso blog está tentando brincar através de fotos de pequenos animais. A brincadeira chama-se 'escondidinhos'. É uma tentativa de apresentar os pequenos amigos da natureza com um pouco de humor. Vejam e participem!
    Um grande abraço!
    Luísa

    ResponderExcluir
  71. Nao me ajudaram em nada que droga.......

    ResponderExcluir